António Francisco D´Ponte, Chef particular da família inglesa Wetherall, desde cedo aprendeu os segredos da confeção da doçaria e dos tradicionais bolos de mel de cana-de-açúcar da Ilha da Madeira.
A Família Wetherall ligada que estava nos finais do séc. XIX à direção do 1º Engenho Colonial de Açúcar na Ilha de São Domingos (La Española), ilha hoje dividida em Haiti e República Dominicana, Caraíbas, era uma natural detentora de vasto conhecimento sobre o açúcar, o rum, o mel-de-cana de açúcar e todos os seus produtos derivados.
Sobre a atenta supervisão de Francis Mary Wetherall, aperfeiçoou a mestria para as compotas de fruta e o tradicional Bolo de Mel, então só fabricado por altura do Natal. Em 1921 inicia a comercialização desses mesmos produtos, principalmente entre a comunidade inglesa residente na Ilha da Madeira.
No ano de 1939, António Francisco D´Ponte aceita acompanhar os infantes de uma outra família inglesa, a Família Blandy, para Inglaterra, mais uma vez como seu Chef particular. Decorria então a 2ª Guerra Mundial.
Desta forma, é passado o testemunho do fabrico a seu filho Francisco Pontes, que já o acompanhava na atividade há largos anos.
Pegando na herança familiar, Francisco Pontes em poucos anos expande o negócio do doce e compotas e nos anos sessenta já fornecia os mais emblemáticos hotéis, como eram disso exemplo, o Reid´s Palace Hotel, o Hotel Savoy e o Hotel Miramar. A esses hotéis juntavam-se as grandes mercearias cosmopolitas, a Mina Gerais e a Mercearia Central. O Clube Inglês também fazia parte do rol de clientes dando continuidade à ligação existente com a comunidade inglesa residente na Ilha.
Em 1972 seria a vez de sua neta Maria José Pontes dar continuidade à tradição familiar, ampliando a lista de hotéis clientes dos tradicionais doces da família e desenvolvendo o fabrico do Bolo de Mel, retirando o seu típico fabrico sazonal e tornando-o num produto apetecível e apreciado em qualquer altura do ano.
Este fabrico culmina com o reconhecimento e escolha por parte da Região Autónoma da Madeira como marca representante do Bolo de Mel de Cana da Ilha da Madeira na Expo 98.
De olhos postos no futuro e na continuidade, Maria José Pontes Camacho já transmite parte dos seus conhecimentos e a gestão da marca para que toda a tradição iniciada por António Francisco Pontes no fabrico destes produtos perdure e continue a deliciar todos aqueles que os provam.